50 anos de BMW M

Criada em 1972 para competir, a tecnologia e conhecimento da BMW Motorsport logo ultrapassaram as pistas e chegaram aos modelos de rua, se tornando BMW M GmbH e deixando um legado que comemora seus 50 anos. Depois de cinco décadas, fica difícil escolher apenas um modelo para coroar, mas a lista de dez modelos a seguir sempre foram os favoritos dos fãs.

M1 (1978), homologação especial

Modelo criado em 1978 na supervisão de Giorgetto Giugiaro, o M1 nasceu para as competições de mais alto nível. Para sua homologação, era necessário que uma quantidade mínima de exemplares fosse produzida, resultando em 456 deles fabricados em três anos. Seu motor é o de seis cilindros em linha M88/1 com deslocamento de 3,5 litros, aprimorado pela BMW M, que rendia 277cv a 6.500rpm e 330Nm a 5.000rpm. Foi também o primeiro carro levado às ruas com o M em seu nome.

M1 (1978), homologação especial

 

 

M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia

A geração E30 da Série 3 logo se tornou referência e a chegada de sua versão M foi divisora de águas. A dinastia que agora completa 37 anos em 2022 só comprova como o modelo é uma lenda. O primeiro M3 também era voltado para a base de veículos de competição, especificamente para o Grupo A. Isso levou a empresa a optar por um motor de 2,3 litros, de 16 válvulas de quatro cilindros, o primeiro de uma série de 3 deste tipo. Até hoje, o modelo segue sendo destaque no quesito pilotagem.

M3 E30 (1985), o primeiro de sua dinastia

 

 

Z3 M Coupé (1997), único em sua categoria

Apenas alguns gênios são incompreendidos em sua origem. Ao ser lançado, o Z3 Coupé rompeu com uma série de padrões no final dos anos 90 e virou tendência com seu estilo de carroceria "Shooting Brake", que prevalece até hoje. Sua versão M é a mais cobiçada e isso não acontece à toa. Na sua época, apresentava alto desempenho com um tempo de 0-100km/h de 5,4s, graças ao motor de 321cv de 3,2 litros, de seis cilindros em linha e um diferencial traseiro autoblocante.

Z3 M Coupé (1997), único em sua categoria

 

 

M5 E39 (1998), V8 aspirado e manual

Em 1998, a Série 5 da BMW seguia seu caminho incluindo seu primeiro e último motor V8 aspirado no lendário E39. Era criado, então, uma M5 com aspecto simples, mas mecânica de automóveis esportivos. Com regulação variável das válvulas de admissão e escape, a potência do sedã era de até 400cv e podia acelerar de 0 a 100km/h em 4,8s, além de poder atingir velocidade máxima de 298km/h.

M5 E39 (1998), V8 aspirado e manual

 

 

M3 CSL E46 (2003), “Coupé, Sports, Lightweight”

É difícil aprimorar algo tão perto da perfeição, mas, em 2003, a divisão M conseguiu fazê-lo. O BMW M3 CSL foi uma homenagem aos coupés mais leves das décadas de 1940 e 1950. O modelo reduziu 110kg do peso padrão de M3, com 1.382kg, graças aos ajustes em sua construção. Além disso, o motor de 3,2 litros ganhou 17cv, totalizando 360cv, devido alterações na sua parte eletrônica e consumo. Sua suspensão era feita sob medida, com a herança da corrida. A transmissão Sequencial M da BMW, com Drivelogic e M Track Mode completava o pacote para garantir a maior precisão e velocidade possíveis.

M3 CSL E46 (2003), “Coupé, Sports, Lightweight”

 

 

M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1

Em 2005 foi lançado o M5 mais excepcional de todos. Com um motor herdado da Fórmula 1, o famoso V10 aspirado que girava até as 8.250rpm, o BMW M5 E60 foi o primeiro da divisão a ultrapassar os 500cv, chegando a 507cv. Sem dúvida, entre os fãs da marca, a sua versão mais amada é a M5 E61 Touring, cuja carroceria teve produção limitada.

M5 E60 (2005), coração da Fórmula 1

 

 

M3 GTS (2010), estreitando a margem entre pista e rua

A única geração da M3 com um motor V8 foi a mesma que se despediu desse nome pelo seu design coupé em grande estilo, a M3 GTS. Era praticamente uma versão de corrida acessível a clientes BMW, da qual havia apenas 150 exemplares no belíssimo tom Fire Orange. Aqui, o motor V8 cresceu de 4,0 para 4,4 litros, com uma potência de 450cv e 440Nm. Com esse conjunto, o modelo acelerava de 0-100km/h em 4,4s e tinha velocidade máxima de 305km/h.

M3 GTS (2010), estreitando a margem entre pista e rua

 

 

1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito

Em 2010, a BMW entregava sua primeira M compacta, uma Série 1 com um motor de seis cilindros em linha e 3 litros Twin Power Turbo com 340cv e até 500Nm com a função de overboost. A sua relação peso/potência era de apenas 4,4kg/cv, o que resultava no perfeito equilíbrio para a condução esportiva, que fez dele o rei dos coupés esportivos da época e até hoje um excelente carro esportivo; o melhor modelo de entrada da família M.

1M Coupé (2010), o equilíbrio perfeito

 

 

M2 CS (2019), o terror dos concorrentes

A saga M2 atingiu o seu auge com a versão CS, que teve grandes evoluções em relação aos seus antecessores se tornou um carro esportivo compacto radical e preciso, capaz de enfrentar rivais maiores e mais poderosos. O veículo é equipado com câmbio manual de seis marchas e seu motor de 3,0 litros e seis cilindros em linha Twin Power Turbo ganhou 40cv, chegando a 450cv, entregues a 6.250rpm. Além disso, foi o primeiro M2 equipado com suspensão adaptativa e freios em carbono-cerâmica como opcional.

M2 CS (2019), o terror dos concorrentes

 

 

M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring Nordschleife

Depois de quase 20 anos, voltam as siglas CSL para oferecer o melhor da BMW M da atualidade. O retorno foi feito pelo M4 CSL, que se tornou a BMW mais rápida na pista de Nürburgring Nordschleife, com o tempo de 7 minutos, 15 segundos e 677 milésimos. Seguindo o padrão CSL, o M4 tem sua potência expandida para 550cv e seu peso reduzido em 100kg graças ao uso de fibra de carbono (CFRP) em diversos componentes. Além disso, sua suspensão rebaixada e ajustes especiais de tração garantem o máximo de controle nas pistas de corrida.

M4 CSL (2022), o M mais veloz em Nürburgring Nordschleife

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