Este Ford Modelo 18 de 1936 será o destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

Este Ford Modelo 18 Cabriolet será o carro-destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, que ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul. O evento é realizado pelo Veteran Car Club dos Vinhedos, que é afiliado da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA).

A história deste Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 é repleta de curiosidades. O carro foi achado praticamente destruído pela ferrugem em 1980, na cidade de Imigrante, a 130 quilômetros de Porto Alegre e próxima de Lajeado, no Vale do Taquari. A estrutura da capota, por sorte, estava intacta.

"Semanas antes, meu falecido pai, Cláudio Ivanez João Pegoraro, havia visto uma reportagem sobre esse carro em um jornal e ficou impressionado com suas linhas, decidindo comprar um idêntico", explica o cirurgião-dentista Cleiton Pegoraro, 49 anos. O processo de restauração foi minucioso e demorado, mas ao mesmo tempo uniu ainda mais o pai, Cleiton e seu irmão, o empresário Cláudio Pegoraro Filho, 54, em torno de um objetivo em comum. "Foram dezenas de viagens ao Uruguai em busca de peças, pois na época não havia Internet e muito menos WhatsApp. Tudo era resolvido por telefone e fax", recorda.

Após cinco anos de trabalho, o Ford Modelo 18 Cabriolet 1936 finalmente ficou pronto. Era véspera do Natal de 1985 quando o dono buscou-o na oficina rumo à residência da família, em Bento Gonçalves, para a alegria de todos, certo? Errado. "O 'auto' não teve forças para chegar até a garagem, quebrando em frente à nossa casa. Tivemos que empurrá-lo. Qualquer um teria desistido, mas não o nosso pai. Já que o Ford não ficou pronto para o Natal, ele garantiu que até a Páscoa estaria rodando", revela Cleiton, aos risos.

É claro que não precisou esperar tanto e, algumas semanas após o conserto do motor, já desfilava pelas ruas de Bento Gonçalves. Nas décadas seguintes, Seu Pegoraro se divertiu bastante ao volante da baratinha, mas quis o destino que partisse recentemente, aos 80 anos, deixando um legado que agora é mantido pela família. "É uma das melhores lembranças que herdamos dele. Este foi o primeiro veículo restaurado a obter placa preta em Bento Gonçalves e sua frente está em todas as logomarcas do Veteran Car Club dos Vinhedos. Agora, será o carro-madrinha do Sul-Brasileiro, o que nos honra muito", revela.

Recentemente, o que já estava bom ficou ainda melhor: o Ford recebeu uma pintura novinha em folha. Atrás, há o assento para levar dois passageiros, que ficou conhecido popularmente como "banco da sogra", e também o estepe, coberto com um elegante acabamento em metal na cor da carroceria. Tudo funciona como um relógio suíço: é só ligar e sair acelerando para curtir a estrada. A tração é traseira, deixando tudo ainda mais divertido nas curvas. O motor 3.6 litros está acoplado ao câmbio manual de 3 marchas, desenvolvendo 85 cv e produzindo um ronco grave e imponente.

fotos Adair Santos/divulgação

Este motor flathead (cabeçote plano, com válvulas laterais) havia sido lançado anos antes, em 1932. O Modelo 18 foi o primeiro carro fabricado em larga escala a vir equipado de série com esse moto de 8 cilindros, antes restrito aos modelos mais caros, e por isso foi um dos grandes responsáveis por criar a mítica em torno do V8, uma paixão norte-americana. Sua construção simples permitia aumentar a potência com poucas alterações mecânicas. No pós-guerra, o carro tornou-se um dos preferidos pelos fãs de hot rods, que além de envenenarem o motor, ainda tiravam para-lamas, capô e outros componentes para aliviar o peso e melhorar o desempenho.

Mais posts relacionados

Aston Martin DBX707: um novo interior

Aston Martin DBX707 pertence ao segmento chamado de suv de desempenho ultraluxuoso

BYD Dolphin Mini é apresentado em São Paulo

Modelo pretende seguir os passos do "irmão mais velho" BYD Dolphin

Dois Chevrolet Bel Air 1957 estarão expostos na Expoclassic

Dois exemplares do Chevrolet Bel Air conversível ano 1957, equipados com câmbio automático e motor V8, estarão expostos na ilha principal da mostra

O Peugeot 205 Completa 40 Anos

Em 24 de Fevereiro de 1983, a Peugeot fez sucesso ao lançar o 205. Este modelo consolidou a Marca na era moderna, tanto em termos de produto, marketing como automobilismo. A retrospectiva de uma história épica e sedutora, a origem de uma longa linha de carros urbanos Peugeot de muito sucesso.

Haval H6 GT é o novo SUV híbrido da GWM

Versão esportiva do híbrido plug-in cupê foi criada exclusivamente para o Brasil e combina 0 a 100 km/h de 4,8 segundos com inédita autonomia elétrica de 170 km

Publicidade