Pirelli apresenta novo pneu para motos esportivas

A Pirelli apresentou um novo pneus para motocicletas: o Diablo Rosso IV. O evento foi realizado no Circuito Panamericano, o maior complexo multipistas da América Latina, localizado na cidade Elias Fausto, no interior de São Paulo, e que a companhia utiliza para a evolução de seus produtos. Esse novo pneu superesportivo de alto desempenho é indicado para motociclistas que têm estilo de pilotagem mais dinâmico, como os proprietários de superesportivas, motos hypernaked ou crossover que exigem de um pneu um alto nível de aderência, em diferentes tipos de asfalto.

O Diablo Rosso IV caracteriza-se pela utilização seletiva de diferentes soluções técnicas dentro da sua gama: cada dimensão foi  desenvolvida sob medida de acordo com as características e necessidades de cada máquina, levando em consideração parâmetros como o peso e a potência.

Desde a sua introdução no mercado em 2002, o nome Diablo traz consigo mais de 18 anos de experiência e tecnologia e representa a expertise da Pirelli no mundo dos pneus de alto desempenho dedicados a veículos com duas rodas.

Dentro da gama Diablo, a família Diablo Rosso identifica pneus dedicados às estradeiras com inclinação esportiva e, desde 2008, ano do primeiro Diablo Rosso, foram vendidos mais de cinco milhões de pneus para motos. Números que confirmam o interesse dos fabricantes de motos do mundo ao escolher estes pneus como equipamento original para seus principais modelos. Graças ao sucesso alcançado por cada um dos produtos desta gama, como o Diablo Rosso III, o Diablo Rosso Corsa II e o Diablo Rosso Scooter, a Pirelli atingiu a marca de cinco milhões de pneus radiais Diablo Rosso vendidos em todo o mundo antes de anunciar a chegada de sua quarta geração, que é o Diablo Rosso IV

O Diablo Rosso IV foi desenvolvido para os motociclistas exigentes que procuram um pneu de estrada que tenha condução leve e boa aderência. O Diablo Rosso IV é o pneu certo para

        Proprietários de motocicletas superesportivas ou hypernaked, que amam um passeio esportivo em estradas sinuosas e nas montanhas e que procuram um pneu que possa expressar melhor o desempenho esportivo de suas motos;

                Motociclistas que usam a motocicleta principalmente nos fins de semana, para excursões curtas fora da cidade, sozinhos ou com um passageiro, e que buscam o prazer de dirigir esportivamente independentemente das condições meteorológicas;

            Proprietários de motos crossover esportivas, que usam sua própria moto para trajetos de médias e longas distâncias e que não querem abrir mão de seu estilo de pilotagem esportivo nos trechos mais sinuosos da estrada.

Os principais benefícios do Diablo Rosso IV são:

.          Grande aderência na frenagem, na inclinação e na aceleração, graças à combinação de uma estrutura de perfis derivados de corrida que são capazes de gerenciar a grande potência gerada das motocicletas de 200 cv.

                Feedback preciso e imediato para o estilo de cada piloto para maior controle de pilotagem. As tecnologias inovadoras aplicadas à carcaça tornam o Diablo Rosso IV capaz de aderir de forma otimizada também às microrrugosidades do asfalto para um feedback suave e preciso em todas as situações.

        Desempenho de referência em estrada, tanto em asfalto seco como molhado. Isso é possível graças às características dos compostos "Full Silica", usados  em ambos os eixos e com um layout Cap&Base na parte traseira, que funcionam em conjunto com o desenho da banda de rodagem, otimizado para escoamento de água.

O Diablo Rosso IV faz parte da linha de pneus de alto desempenho da Pirelli como um produto superesportivo com um comportamento equilibrado entre desempenho em estrada combinado com alta quilometragem e eficiência no molhado.

Comparado com o Diablo Supercorsa SP, que foi projetado para ser usado principalmente em pista em condições secas, o Diablo Rosso IV tem natureza de estrada predominante, com particular atenção à quilometragem e comportamento molhado.

Também em comparação com o Diablo Rosso Corsa II, outro pneu do portfólio de racing street da Pirelli, projetado para um uso equilibrado entre estrada e pista, o Diablo Rosso IV proporciona maior quilometragem e melhor desempenho em piso molhado.

O pneu dianteiro é dividido em três áreas, usando dois compostos diferentes:

                A banda central possui um composto mais duro com alto teor de sílica e ocupa cerca de 50% da largura da seção. Esta escolha significa que o mesmo composto está presente na área de contato usada em até 35 graus de ângulo de inclinação para evitar a sensação de desgaste irregular nas curvas;

        As áreas laterais têm um composto mais macio, também rico em sílica, e oferecem excelente aderência, mesmo em baixas temperaturas.

Para o pneu traseiro, duas soluções diferentes foram desenvolvidas para realçar as características das diferentes motocicletas de acordo com seu peso e a potência gerada.

As dimensões traseiras até 190/50 ZR17, que é equipamento para motocicletas de baixas e médias cilindradas, são bicompostos e dispostos de acordo com o layout Cap&Base. O composto mais duro na base, que sai na faixa intermediária, é "Full Silica" e garante um aquecimento rápido e alta quilometragem, além de garantir um ótimo equilíbrio térmico ao longo de todo o perfil. Os compostos laterais, também ricos em sílica, são mais macios e foram desenvolvidos especificamente para o Diablo Rosso IV a fim de oferecer um aquecimento rápido e a aderência de um produto de corrida, aumentando assim a faixa de temperatura.

Os pneus traseiros com dimensões 190/55 ZR17 e superiores são divididos em cinco áreas usando três compostos diferentes:

              O composto central mais duro fornece estabilidade em alta velocidade, uniformidade de desgaste e quilometragem, enquanto o alto teor de sílica também garante um aquecimento rápido e excelente aderência química em uma superfície molhada;

                O composto intermediário, nas laterais do composto central, é mais macio e cobre ângulos de inclinação intermediários. Tem uma formulação "Full Silica" que proporciona uma excelente aderência química tanto em superfícies secas como molhadas;

           O composto do ombro é 100% carbono e deriva diretamente dos compostos do Diablo Supercorsa SC usados  em competições. Este composto, também graças ao layout Cap&Base que garante seu equilíbrio térmico, é capaz de oferecer suporte em plena inclinação e tração durante a aceleração, administrando até mesmo o torque gerado pelas superbikes de última geração.

A Pirelli explora todo o know-how adquirido nas pistas, e aplica as tecnologias desenvolvidas para a linha de pneus Superbike Diablo em um produto superesportivo de estrada.

Os perfis de Diablo Rosso IV são, portanto, derivados de corrida e são caracterizados por um desenho multi-raio que melhora a dirigibilidade do pneu. A área central tem um perfil mais afinado para facilitar a inclinação imediata e a mudança rápida de direção. Já nas áreas laterais, a curvatura do perfil é menos acentuada de forma a aumentar a área de contato e garantir a máxima tração nas curvas.

Comparado com seu predecessor, o Diablo Rosso III, o pneu traseiro 200/55 ZR 17 tem um perfil cerca de 10 mm mais alto no meio e cerca de 9 mm mais largo nas laterais. Ao mesmo tempo, a curvatura no ombro foi otimizada para oferecer mais suporte nas curvas, com um grande benefício em termos de tração.

O pneu dianteiro segue uma configuração semelhante à traseira, garantindo assim um comportamento perfeitamente equilibrado e neutro do conjunto.

O desenho da banda de rodagem do Diablo Rosso IV apresenta o padrão de relâmpago icônico e deixa espaço para ombros mais slicks para alcançar um desempenho mais esportivo.

O desenho "flash" é usado como ranhuras centrais nos pneus dianteiro e traseiro. Sua orientação segue ondas para promover um desgaste mais uniforme e, ao mesmo tempo, garante um escoamento eficaz da água quando a motocicleta está na posição vertical.

Em torno da banda de rodagem central, nos primeiros ângulos de inclinação, as ranhuras laterais continuam a tarefa de escoamento da água, tornando o Diablo Rosso IV um pneu seguro mesmo em piso molhado.

Em comparação com seu antecessor, o desenho da banda de rodagem dianteira foi otimizado para reduzir a relação cheio/vazio em cerca de 30% e ter um pneu mais slick acima de trinta e cinco graus de ângulo de inclinação.

O oposto foi feito para o pneu traseiro, onde a relação cheio/vazio foi reduzida na área central. Esta mudança garante uma melhor regularidade de desgaste e maior estabilidade em altas velocidades sem comprometer de forma alguma as capacidades de escoamento de água do Diablo Rosso IV, que são realizadas, principalmente, pelo pneu dianteiro.

Com o Diablo Rosso IV, a Pirelli usa uma nova estrutura derivada de corrida com correias de aço zero grau, que conseguem se adaptar perfeitamente aos diferentes níveis de estresse a que é submetida, sem comprometer o conforto.

Em comparação com seu antecessor, o Diablo Rosso III, a estrutura do pneu dianteiro tem cordões de Rayon que são mais rígidos e ao mesmo tempo distribuídos com menos densidade (-20%). Este esquema deixa mais espaço para o composto de borracha, que melhora a sensação de pilotagem e a precisão graças às suas propriedades de amortecimento.

Os pneus traseiros com dimensões 190/55 ZR17 e superiores, que equipam as superbikes e motocicletas hypernaked que podem exceder 200 cv, têm estrutura de Lyocell de três fios, caracterizada por uma taxa de deformação significativamente menor quando comparada às estruturas normalmente usadas em pneus de estrada. A inovadora carcaça de Lyocell é uma tecnologia desenvolvida graças à experiência adquirida pela Pirelli no Campeonato Mundial de Superbike Motul Fim. O resultado é uma nova estrutura que pode oferecer maior resistência às tensões geradas na entrada de curva e durante acelerações bruscas.

As outras medidas de pneus traseiros, até 190/50 ZR 17, têm estrutura Rayon mais rígida do que o seu antecessor. Esse tipo de carcaça, assim como acontece com o pneu dianteiro, deixa mais espaço para o composto de borracha ajustar melhor a rigidez do pneu ao longo de seu perfil.

A combinação das estruturas dianteira e traseira funciona perfeitamente com os sistemas de controle eletrônico mais avançados, a fim de transmitir ao piloto uma sensação de segurança e controle da motocicleta.

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