Os 25 anos do BMW Z3

O Z3 foi o primeiro BMW a ser produzido em uma fábrica do grupo BMW fora da Alemanha. Depois de quase sete anos, é substituído pelo BMW Z4, maior e muito mais evoluído que o Z3, mas que não conseguiu conquistar seu público da mesma forma que seu antecessor. Hoje, o BMW Z3 é um dos modelos contemporâneos mais cultuados da marca. Foram produzidas 297.087 unidades.

Eu tive o privilégio de participar do lançamento do BMW Z3, naquela cidade no interior dos Estados Unidos, com direito a uma viagem pela região, onde, inclusive, pude conhecer a famosa mansão Biltmore, construída em 1889 por George Vanderbilt.

A carroceria do BMW Z3 foi projetada por Joji Nagashima, que também criou o BMW Série 5 e o Série 3. O BMW Z3 continuou a fórmula característica de um roadster: capô longo, traseira curta, posição de direção mais recuada, quase no eixo traseiro.

O BMW Z3 foi um sucessor digno, em tamanho compacto, do lendário BMW 507 dos anos 1950. Suas linhas combinam perfeitamente formas modernas e ousadas com detalhes clássicos como as guelras laterais. Hoje, o estilo do BMW Z3 é considerado um clássico atemporal e o modelo possui fã-clubes espalhados em todo o mundo.

Quando o BMW Z3 foi lançado, os motores disponíveis eram os 1.9 de quatro cilindros, um de 115 cv e outro similar de 143 cv. Em 1997, chegou o tão aguardado motor 2.8 de seis cilindros e 193 cv. Depois desse, veio o supra-sumo dos roadsteres, o BMW Z3 Roadster M com o motor 3.2 de 321 cv. Com este motor, igual ao do BMW M3, o BMW Z3 tornou-se um esportivo de alto desempenho. Era e ainda é considerado uma verdadeira "cadeira elétrica", uma vez que, sem qualquer recurso eletrônico de controle de tração e estabilidade, e com tanta potência, era muito fácil se perder em uma curva mal calculada.

Em 1999, quase 170 mil unidades do BMW Z3 já haviam sido vendidas e o modelo foi ligeiramente atualizado com uma traseira mais musculosa, novas lanternas traseiras e um farol com aro cromado que lhe conferia uma nova aparência. Mecanicamente também surgiram novidades como o motor 1.9 de 117 cv, ou o seis cilindros 2.0 de 150 cv. Além disso, chegou um 2.2 de 170 cv de seis cilindros, enquanto o topo da gama foi ocupado pelo 231 cv de 3.0 e seis cilindros, com versão M de 325 cv.

Na história do BMW Z3, é necessário dedicar um capítulo especial à versão cupê, lançada em 1998. Sua traseira, muito especial, tem precedente na BMW com o lendário BMW 328 Sport Coupé com o qual Huschke van Hanstein e Walter Bäumer ganharam a tradicional corrida Mille Miglia em 1940.

Os BMW Z3 cupê eram oferecidos apenas com o motor de seis cilindros: o BMW Z3 Coupé 2.8i com 193 cv, o 3.0i com 231 cv e as versões M com 321 cv e 325 cv. Como curiosidade, o BMW Z3 M Coupé foi o Safety Car usado no MotoGP durante a temporada de 2000.

Com esta versão de carroceria do roadster, há um modelo único muito especial, o BMW Z3 M V12. Esta unidade com motor V12 de 326 cv foi construída para testar a capacidade do compartimento do motor do BMW Z3.

A última unidade a ser fabricada na planta de Spartanburg saiu da linha de produção em 28 de junho de 2002 e está em exibição no Museu da BMW. Sem dúvida, uma homenagem a um Roadster que ofereceu aos seus condutores todo o prazer de dirigir da BMW. Ao seu lado está, também, o BMW Z3 que Pierce Borsnan usou no fil a 007 contra GoldenEye, em novembro de 1995.

 

 

 

BMW Z3 cupê

Mais posts relacionados

Aston Martin DBX707: um novo interior

Aston Martin DBX707 pertence ao segmento chamado de suv de desempenho ultraluxuoso

BYD Dolphin Mini é apresentado em São Paulo

Modelo pretende seguir os passos do "irmão mais velho" BYD Dolphin

Este Ford Modelo 18 de 1936 será o destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

O encontro ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Dois Chevrolet Bel Air 1957 estarão expostos na Expoclassic

Dois exemplares do Chevrolet Bel Air conversível ano 1957, equipados com câmbio automático e motor V8, estarão expostos na ilha principal da mostra

O Peugeot 205 Completa 40 Anos

Em 24 de Fevereiro de 1983, a Peugeot fez sucesso ao lançar o 205. Este modelo consolidou a Marca na era moderna, tanto em termos de produto, marketing como automobilismo. A retrospectiva de uma história épica e sedutora, a origem de uma longa linha de carros urbanos Peugeot de muito sucesso.

Publicidade