Avaliamos um luxuoso SUV 7 lugares, Mercedes-Benz GLS 350d

Quem conhece os veículos da Mercedes-Benz de perto, sabe que todos têm esportividade, faz parte do DNA da marca, mesmo se tratando de um suv grande, como este avaliado. Tive por alguns dias o GLS 350d 4MATIC para minha avaliação e o resultado foi puro prazer. Este modelo tem capacidade para até 7 ocupantes viajarem confortavelmente, inclusive na terceira fileira, mesmo adultos. Para entrar e sair, rebater ou repor os bancos, nada de esforços, todos movimentos são feitos eletricamente, por botões e sem precisar de horas lendo o manual para fazer tudo isso, é simples e prático.

Este veículo de quase 2,5 toneladas é movido por um motor diesel V6 muito eficiente e econômico. Nesta avaliação, rodei 844 km e ainda restou quase 1/4 de tanque, tanque este que tem capacidade para 100 litros e 12 litros de reserva. Pelo computador de bordo, pude perceber que na cidade a média ficou em 8 km/litro, estrada 12 km/litro e a média geral 10 km/litro, o que é muito bom, se considerado o tamanho e peso dele, além de boa parte dele no fora de estrada. No uso fora de estrada, o carro mostrou que é da cidade, mas não deixou nada a desejar fora dela. Rodei mais de 200 km de estradas com cascalhos soltos e de diversos tamanhos, erosões e até trechos enlameados, mas nada disso causou preocupação, o GLS tirou de letra e se saiu muito bem.

 

A suspensão pneumática trabalha com eficiência, principalmente se estiver 'afinada-configurada' para o seu perfil.  No off road não raspou nenhuma vez a parte de baixo. O controle de descida funciona bem e é de fácil manuseio, inclusive para ajustar a velocidade desejada, o que pode te salvar em situações de descidas íngremes escorregadias que não dá ou não adianta pisar no freio. Eu precisei e ajustei para 2 km/h, o que tornou a descida segura e tranquila. Repeti o trajeto sem o recurso ativo e  não foi possível controlar a velocidade de descida. Bacana e prático o sistema elétrico de recolhimento do engate de reboque.  Com um click ele some ou aparece, simples assim. Idéias como esta, fazem muita diferença em todo o projeto. Mostra que estão trabalhando para resolver pequenos problemas que podemos ter no dia a dia de uso do carro. Dentro é quase a sala de uma casa: todos se escutam, mesmo que distantes.

O áudio Harman Kardon faz a vez da orquestra. Ainda existem duas telas nos encostos de cabeça com fones bluetooth e controle remoto dedicado, ótimo para distrair quando a viagem é longa ou entreter crianças a bordo. O teto solar poderia ser maior ou duplo, pois quem viaja nos bancos traseiros não tem esse privilégio. Pela altura do carro (1,85 m) a marca investiu em segurança com o sistema 'Cross Wind Assist', que auxilia quando há ventos laterais, mantendo a estabilidade do veículo. Seu comprimento também não é pequeno: são 5,13 m. Para ter um parâmetro comparativo, este suv tem medidas parecidas com de uma picape média, como a própria 'classe x' que deverá estrear por aqui no próximo ano.

 

Espaço, estilo, conforto e muita praticidade estão presentes neste modelo que nem é o topo de linha, havendo ainda o GLS 500 que só falta estender automaticamente tapete vermelho para entrar e sair dele. Pela diferença de preço dá para imaginar o quão distantes eles estão e quanto luxo mais a marca pode oferecer em seus carros. O GLS 350d custa R$ 488.000 e o GLS 500 R$ 700.000, R$ 212.000 de diferença. Será que vale gastar um pouquinho mais? Sugiro procurar o especialista em produto Mercedes-Benz, Bruno Carreiro, da concessionária Europamotors na Av. Helio Pelegrino em São Paulo. Lá, ele vai te levar para uma viagem ao mundo Mercedes-Benz e depois disso, você vai saber qual Mercedes melhor se encaixa na sua garagem.

 

Mudando um pouco de assunto mas ainda falando sobre a Mercedes, é muito interessante o que fizeram dentro do Parque do Ibirapuera: colocaram à disposição da Guarda Civil Metropolitana (GCM) dois modelos do Smart Fortwo electric drive (100% elétricos)  para o patrulhamento interno e alegria dos pulmões que por ali passam. Vale lembrar que o Smart, além de não poluir, ainda tem 85% do material utilizado em sua composição reciclável e 95% reutilizável na cadeia de produção. O veiculo contém 32 componentes, totalizando 37,3 kg, de materiais verdes, sendo que 24 kg são derivados de plástico reciclável. Bacana a ação e todos os que usam o parque agradecem, inclusive eu.

 

 

 

Flávio Verna

Insta: Flaviostm

Mais posts relacionados

Aston Martin DBX707: um novo interior

Aston Martin DBX707 pertence ao segmento chamado de suv de desempenho ultraluxuoso

BYD Dolphin Mini é apresentado em São Paulo

Modelo pretende seguir os passos do "irmão mais velho" BYD Dolphin

Este Ford Modelo 18 de 1936 será o destaque do 30º Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos

O encontro ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de novembro nos pavilhões da Fundaparque, em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Dois Chevrolet Bel Air 1957 estarão expostos na Expoclassic

Dois exemplares do Chevrolet Bel Air conversível ano 1957, equipados com câmbio automático e motor V8, estarão expostos na ilha principal da mostra

O Peugeot 205 Completa 40 Anos

Em 24 de Fevereiro de 1983, a Peugeot fez sucesso ao lançar o 205. Este modelo consolidou a Marca na era moderna, tanto em termos de produto, marketing como automobilismo. A retrospectiva de uma história épica e sedutora, a origem de uma longa linha de carros urbanos Peugeot de muito sucesso.

Publicidade