Mercedes-Benz Sprinter com muitas novidades

Os novos furgões e van da linha Sprinter da Mercedes-Benz chegam este mês, com muitas inovações. Entre as inovações de segurança da nova linha Sprinter destaca-se o sistema Crosswind Assist, ou assistente de vento lateral. Esta função ameniza os efeitos indesejáveis de ventos laterais durante a condução, fazendo com que o veículo permaneça em sua trajetória, sem a intervenção do motorista. O assistente é ativado a partir da velocidade de 80 km/h, por meio de sensores do Programa Eletrônico de Estabilidade ESP Adaptativo 9i. As correções de trajetória são realizadas automaticamente por meio do acionamento unilateral dos freios, evitando assim que as rajadas de vento possam produzir um deslocamento lateral repentino do veículo. Dessa forma, essa tecnologia amplia a segurança de condução e, consequentemente, do motorista e dos ocupantes, como também do próprio trânsito. Outro novo recurso disponível para a nova linha Sprinter são os faróis de neblina com assistente direcional. De forma automática, eles são acionados unilateralmente, direcionando a luminosidade em curvas, proporcionando assim ampla iluminação no campo próximo ao veículo e mais segurança para o condutor e os pedestres. Dessa forma, as luzes de neblina atuam também como assistente direcional para o motorista. Os faróis têm ainda mais um recurso de segurança, as luzes de circulação diurna, que são acionadas automaticamente assim que o motor entra em funcionamento. Com estas luzes ligadas, o veículo será mais facilmente visto por outros usuários da via e da estrada, inclusive atendendo á nova legislação que obriga o uso de faróis acesos nas estradas, mesmo durante o dia.

A nova linha Sprinter se caracteriza pela otimização dos bancos reclináveis das vans de 15, 17 e 20 passageiros. Os assentos estão ainda mais confortáveis, graças à espuma mais macia. São também mais largos e ganharam aumento na altura do encosto. Além disso, o encosto de cabeça recebeu a complementação de apoio lateral. Como resultado, há um aumento substancial no conforto e na acomodação de todos os passageiros, o que é potencializado pelo novo tecido dos bancos. A nova Sprinter chega ao mercado com um visual mais atrativo e moderno, com evidência em elementos como faróis, grade frontal, capô do motor, para-lama e faróis de neblina integrados ao também novo para-choque. A estrela da Mercedes-Benz em destaque entre as lâminas da grade frontal mantém a identidade da família Mercedes-Benz Vans. Na traseira, as novidades ficam por conta da tipologia para o nome Sprinter e para o modelo do veículo, como também para o renovado esquema das luzes traseiras. Além de um efeito visual agradável, as novas luzes de freio facilitam sua visualização, o que aumenta o alerta e a segurança para os motoristas que vêm atrás.

O ABS (Anti-Lock Braking System), ou sistema anti-travamento de frenagem, evita o bloqueio das rodas, mesmo em frenagens bruscas, enquanto o ASR (Anti Slip Regulation), ou sistema de controle de tração, evita que as rodas patinem em piso de baixa aderência. Já o BAS (Brake Assist System), ou sistema de assistência de frenagem, reconhece a velocidade de acionamento do freio e, em caso de emergência, reduz a distância de frenagem, independentemente da ação do motorista sobre o pedal de freio. O EBV (Eletronic Brake-Power Distribution), ou distribuição eletrônica da força de frenagem, reconhece o efeito no centro de gravidade do conjunto veículo e carga, ajustando a força de frenagem sobre as rodas de acordo com esse efeito. Com essas funções, o ESP Adaptativo 9i garante o controle de frenagem, reduz o risco de tombamento lateral e realiza intervenção durante movimentos desestabilizadores do veículo, tais como reação excessiva do condutor e condições irregulares da via, fazendo a Sprinter ser o veículo comercial leve mais seguro da categoria. A Sprinter oferece muito mais proteção a bordo para os ocupantes. Isso se deve ao conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo, reduzindo a deformação no habitáculo e aumentando a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.

A família de veículos comerciais leves Sprinter é formada pelos modelos 313 CDI Street (PBT de 3,50 t), 415 CDI (PBT de 3,88 t) e 515 CDI (PBT de 5 t). São três opções de entre-eixos: 3.250 mm (curto), 3.665 mm (longo) e 4.325 mm (extra-longo). Os clientes contam com cerca de 60 versões de configuração da Sprinter, de acordo com o modelo, entre-eixos, altura interna e outros itens. Como novidade decorrente da atualização da linha, a nomenclatura da nova versão Street passa a ser 313 CDI, substituindo a atual 311 CDI. A oferta de furgões Sprinter abrange diversas opções de capacidade volumétrica de carga, que vão de 7,5 m³ a 15,5 m³. A maior porta lateral corrediça da categoria, com até 182 cm de altura e 130 cm de largura, permite o fácil carregamento de um palete pela lateral do veículo, o que também pode ser feito pela porta traseira, agilizando e otimizando a operação logística. A abertura de 270 graus da porta traseira e a exclusiva versão com portas corrediças nas duas laterais do veículo flexibilizam as operações, ampliando as possibilidades de carga e descarga em locais estreitos e de difícil acesso, como em supermercados, centrais de distribuição e comércio varejista. Com duas opções de alturas internas (1,65 e 1,94 m) e quatro comprimentos (5.245 / 5.910 / 6.945 / 7.345 mm), a linha de furgões assegura múltiplas escolhas e maior produtividade aos transportadores.

O furgão e o chassi Sprinter 313 CDI Street podem circular livremente nas grandes cidades, respeitando apenas o rodízio de placas, e ser dirigido por motoristas com carteira de habilitação da categoria ‘B’. Além disso, a oferta da marca inclui versões VUC dos furgões e chassis 415 CDI e 515 CDI para maiores capacidades de carga, podendo também circular em zonas de restrição, ampliando assim as opções de escolha para os clientes que trabalham no dia a dia do transporte urbano de passageiros e cargas.

A Mercedes-Benz também oferece ao mercado uma ampla linha de vans de passageiros, com os modelos Sprinter 9+1 (9 assentos para os passageiros mais o banco do motorista), 15+1, 17+1 e 20+1. Um leque abrangente de soluções para a escolha dos clientes que atuam no transporte urbano, fretamento, turismo, VIP, executivo e escolar. A van Sprinter para 9 passageiros, destaca-se desde 2014 pelos bancos premium. Além de modernos, propiciam excelente acomodação, com conforto superior no transporte de passageiros. O sistema de ar condicionado, exclusivamente desenvolvido para as condições climáticas da América Latina, é um diferencial da Sprinter. Com um aviso de temperatura exterior, o motorista pode selecionar de maneira precisa a temperatura do interior do veículo e mantê-la sempre em um nível ideal, independentemente da temperatura externa e da radiação solar.

 

Principais novidades da nova linha Sprinter

·         Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral

·         Faróis de neblina com assistente direcional integrado

·         Luzes de circulação diurna

·         Novos bancos, maiores e mais macios, estão disponíveis nas vans Sprinter com 15, 17 e 20 assentos reclináveis para passageiros

·         Design inovador na dianteira para grade frontal, faróis, capô do motor, para-choque, para-lama e faróis de neblina integrados ao para-choque

·         Novo visual traseiro para o nome Sprinter e o modelo do veículo e esquema das luzes traseiras

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