Caminhões Ford, uma história de tradição

Enquanto dirigem seus caminhões modernos repletos de tecnologia, alguns motoristas podem lembrar que o primeiro caminhão Ford nasceu em uma plataforma derivada do famoso Modelo T. O primeiro caminhão montado dentro da fábrica estreou em 1925 e foi vendido por 281 dólares. Henry Ford o chamou de "Ford Modelo T Runabout com caçamba coletora". Como o equivalente em inglês do verbo coletar era “pick-up”, assim ficaram denominados os caminhões, até hoje. Os americanos chamam seus caminhões de “truck” e o equivalente às nossas conhecidas picapes de “mini-truck”. Os 34 mil caminhões “pick-up” que foram produzidos naquele ano tinham uma caçamba com porta traseira e molas reforçadas.
Em 1928, o Ford Modelo A substituiu o Ford Modelo T, tornando-se o primeiro caminhão de cabine fechada e parabrisa com vidro de segurança, janelas laterais com manivelas e transmissão de 3 marchas. O motor era um quatro cilindros em linha de 40 cv. Em 1932, o caminhão Ford passou a ter a opção do o moderno motor V8 flathead de válvulas laterais com potência de 65 cv. Em 1936, a Ford já havia produzido 3 milhões de caminhões e liderou a indústria em vendas.


Série F - o início 
Em 1948, o famoso caminhão Serie F foi revelado. O Ford F-1 marcou a nova linha pós-guerra de veículos comerciais, que iam desde a picape F-1 para uma tonelada até o F-8 para três toneladas. Com parabrisa integral de uma peça e quebra-ventos laterais, a parte frontal da cabine redesenhada tinha grade e faróis rebaixados junto aos paralamas. O estepe mudou de lado, agora montado sob a caçamba, como ainda é hoje. Um novo motor de seis cilindros, o Rouge 226, tinha potência de 95 cv, enquanto o 239 V8 tinha agora 100 cv. Nos anos 50, as picapes Ford foram ficando gradativamente mais confortáveis e mais parecidas com os automóveis. Em 1951 a cabine foi novamente redesenhada, com uma janela traseira maior e novo painel de instrumentos. Em 1952 surgiu um motor de 6 cilindros mais econômico.

 

Ao comemorar seu 50º aniversário em 1953, a Ford criou um line-up de cominhões com muitas mudanças significativas, como a maior distância entre eixos, para melhorar as manobras e a distribuição de peso. Com parabrisa curvo e novo painel de instrumentos, a denominação de toda a linha F passou de um dígito para uma centena, tradição que continua até hoje. O F-1 tornou-se o F-100, F-2, e o F-3 fundiram-se para o F-250 e assim por diante. 
Em 1959, a Ford lançou os primeiros F-100 e F-250 com tração nas quatro rodas de série, com câmbios de três ou quatro velocidades. A suspensão dianteira Twin I-Beam foi a grande evolução na linha F de 1965.
A picape Ford F-150 foi lançada em 1975, evoluindo sempre até a Super Duty de 1999, incluindo as novas F-250 e F-350. Em fevereiro de 2000 foi lançada a picape Ford F-150 SuperCrew , com banco de tamanho convencional e portas traseiras suicidas para melhor acesso dos passageiros.

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