Receba nossa newsletter

História

A História da Capa

A Revista Auto Esporte aí ao lado foi às bancas em agosto de 1976. Nesse ano, devido à crise do petróleo, alguém no governo resolveu proibir corridas de automóveis no Brasil. Foi o caos. Os jornais publicaram manchetes de primeira página sobre o assunto, e a Auto Esporte foi mais a fundo fazendo uma reportagem sobre as conseqüências dessa atitude nos meios automobilísticos. Para ilustrar a reportagem, resolveram fotografar um carro de corrida abandonado, cheio de pó. Por acaso, eu acabei assumindo a produção do carro, um Fórmula Super Vê, e para isso eu levei ao estúdio um pouco de talco, linha e uma aranha de estimação. De borracha, é claro. Depois de horas montando a teia, espalhando o talco e finalmente colocando a aranha na carenagem, o responsável pela reportagem - um tal de Marcus Zamponi, um carioca gordo e irreverente que eu acabava de conhecer - achou que, além do carro abandonado, deveria haver um piloto desanimado lendo a manchete de um jornal que rolava pelo estúdio. Nele se destacava a frase "A Última Corrida". Bem, como na hora havia apenas um macacão de competição por ali, e de tamanho pequeno, o tal do "Zampa" resolveu que era eu o escolhido. Com apenas 16 anos de idade, realmente eu era o único que cabia naquele macacão. Foram mais algumas horas de cliques e flashes, até que a foto ficou pronta. A pérola que o gordo soltou no final me marcou como "o dia que eu conheci o Zampa". Ele disse: "É a primeira vez que alguém sai na capa de uma revista sem ter que ..." Bem, vocês imaginam o resto.

Cópia de uma das provas feitas no estúdio durante a sessão de fotos. Essa era a única forma de mostrar que era eu mesmo

Depois desse dia, no entanto, conheci melhor o sujeito e fiquei seu amigo, assim como a maioria das pessoas que o conhecem. Principalmente depois de uma boa convivência como assessor de imprensa da Yamaha (e eu trabalhando na Revista Duas Rodas). Resolvi contar esta história porque, há pouco tempo, encontrando o Zampa em Interlagos, ele lembrou desse dia, depois de mais de 26 anos (este texto foi escrito nos anos 90).

 

Eu e o Maucus Zamponi, o Zampa, em meados dos anos 80, quando ele era o assessor de imprensa da Yamaha

Duas curiosidades a respeito desse fato, na época: apesar de eu ter saído de corpo inteiro na capa da Auto Esporte, que ficou o mês todo exibidas nas bancas, ninguém acreditava que era eu o tal piloto, o que me deixava muito irritado. De costas, realmente não tinha como me reconhecerem, e meu orgulho de "garoto da capa" ficou arranhado. Para tentar provar que era eu, peguei uma das provas da foto, amassada e borrada, e saí mostrando para todo mundo. A outra curiosidade é que, do dia da produção até a revista ir para as bancas, as corridas voltaram a ser liberadas, enfraquecendo a reportagem. Bem, é claro que eu não estava nem um pouco preocupado com isso...

Publicações recentes

Automóveis

Porsche Abarth Carrera GTL

Em Le Mans de 1960, o carro prata destas fotos salvou a honra da marca alemã por ser o único Porsche a terminar a prova

veja mais

Motocicletas

Honda CB 250F Twister 2021

Porta de entrada na linha CB, a Twister é a única moto de sua categoria a oferecer opções de frenagem CBS ou ABS

veja mais

Utilitários

Primeiro Jeep civil completa 75 anos

- Modelo também foi pioneiro em relação à grade de sete fendas, característica que remete à Jeep® até hoje - Em quatro anos, foram cerca de 215 mil unidades produzidas - Veículo deu origem à linhagem CJ, que teve mais de 1,5 milhão de veículos fabricados entre 1945 e 1985

veja mais

Carros no cinema

Os Automóveis do Tintin

Quem é que nunca leu uma história do Tintin? O jovem rapazola, quem diria, é um destemido e competente repórter, que está sempre atrás de uma boa aventura.

veja mais

Automóveis

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Motocicletas

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Utilitários

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais

Carros no cinema

Suspendisse tristique nisi ante, ac condimentum magna tempor at

Nullam in molestie arcu. Vestibulum sollicitudin neque nec bibendum dictum. Vestibulum et enim pulvinar, interdum lectus sit amet, volutpat nibh. Nulla tincidunt nunc sed nisl luctus vehicula. Vestibulum nec dapibus velit.

veja mais